21 setembro, 2017

BPI lança prémios Empreendedor XXI


O BPI - Banco Português de Investimento acaba de lançar a primeira edição em Portugal dos Prémios Empreendedor XXI, os quais têm como objetivo identificar, reconhecer e acompanhar as startups inovadoras com maior potencial de crescimento. Ao todo, serão distribuídos prémios até 490 mil euros.

A iniciativa, criada há dez anos em Espanha e que já atribuiu prémios no valor de 4,3 milhões de euros a 289 empresas, é organizada em parceria com a Caixa Capital Risc (Criteria Caixa), sociedade gestora de empresas de capital de risco da Fundação “La Caixa”. Os prémios serão realizados pela primeira vez em Portugal no âmbito da estratégia do Grupo CaixaBank de implementar alguns dos seus programas no nosso país, após o BPI ter passado a fazer parte do Grupo no passado mês de fevereiro. O Empreendedor XXI atribuirá dois galardões às empresas com maior impacto na sua área geográfica de origem, um na zona Norte e Centro e outro em Lisboa, Sul e Ilhas. Os vencedores territoriais receberão 5 mil euros e uma bolsa para participar num programa internacional de desenvolvimento empresarial, “Ignite Fast Track”, da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Além disso, os candidatos portugueses podem também aspirar a vencer os prémios na sua versão global. O programa concede um total de cinco prémios principais, cada um dirigido às empresas de Portugal e Espanha mais destacadas em setores emergentes: Ciências da Vida; Tecnologias de Informação; Negócios Digitais; Tecnologias Industriais; e, Agroalimentar. Desta forma, as empresas portuguesas que cumpram os requisitos de candidatura (negócios altamente inovadores com menos de três anos de atividade) poderão conquistar prémios no valor de 25 mil euros e o acesso a um programa internacional de crescimento, organizado com a Singularity University, uma escola de negócios em Silicon Valley.

A edição de 2017 dos Prémios Empreendedor XXI distribuirá cerca de 490 mil euros, tornando-se numa das iniciativas para empreendedores com maior relevância na Península Ibérica. Os empreendedores que pretendam apresentar os seus projetos, têm até ao dia 3 de novembro para submeter a sua candidatura online em www.empreendedorXXI.pt. Durante os meses de novembro e dezembro serão avaliadas as candidaturas e selecionados os finalistas. Posteriormente, no primeiro trimestre de 2018 serão realizadas as cerimónias de entrega dos prémios territoriais. Já a fase final de decisão dos Prémios Empreendedor XXI terá lugar no mês de março.