19 outubro, 2017

Guia de Informação “Indústria 4.0 Sistemas de Incentivos à Economia Digital”


O Ministério da Economia, pretendendo gerar as condições para o desenvolvimento da indústria e serviços nacionais na era digital, decidiu lançar a iniciativa Portugal i4.0 para identificar as necessidades do tecido industrial português e orientar medidas (públicas e privadas) com vista a atingir três objetivos centrais, nomeadamente:
- Acelerar a adoção das tecnologias e conceitos da Indústria 4.0 no tecido empresarial português;
- Promover empresas tecnológicas portuguesas a nível internacional;
- Tornar Portugal um polo atrativo para o investimento no contexto Indústria 4.0.

Neste sentido, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, acaba de lançar a 1ª edição do Guia de Informação “Indústria 4.0 Sistemas de Incentivos à Economia Digital”. Enquanto parceiro das PME - Pequenas e Médias Empresas no desenvolvimento e inovação, o IAPMEI colocou-se mais uma vez ao lado das empresas neste novo desafio, gerando condições para o desenvolvimento da indústria e serviços nacionais no novo paradigma da Economia Digital. O IAPMEI apoia as empresas nesta adaptação, nomeadamente através da disponibilização de um conjunto de sistemas de incentivos que têm como objetivo a modernização e inovação dos seus produtos, serviços e modelos de negócio, tornando-as mais competitivas no contexto da Indústria 4.0.

Os sistemas de incentivos disponíveis, distribuídos por três tipologias de ação e abaixo pormenorizados, visam facilitar aos potenciais promotores um acesso resumido à informação sobre as opções existentes no âmbito do apoio à promoção da economia digital. Os interessados poderão consultar o Guia de Informação “Indústria 4.0 Sistemas de Incentivos à Economia Digital” em www.iapmei.pt.