01 novembro, 2017

Diversidade cultural: obstáculo ou fator-chave na gestão das empresas?

 

Nos dias de hoje é cada vez mais evidente a presença de uma diversidade cultural nos recursos humanos na esfera empresarial. Quiçá, o fator "globalização" no mundo empresarial será o principal culpado desta exponencial e cada vez mais presente, diversidade cultural no seio empresarial das pequenas, médias e grandes empresas.

Será então a referida diversidade cultural um obstáculo na gestão das empresas ou uma mais-valia?

Se existirem deficiências na sua gestão poderá sim, vir a desenvolver-se como um verdadeiro obstáculo (ou até mesmo de conflito) no dia-a-dia dos gestores com consequências diretas nos resultados do modelo de negócio. Posto isto, deverá sim, ser um alerta aos gestores de forma a orientarem as suas bússolas com especial atenção e sensibilidade para os seus recursos humanos de modo a que a diversidade cultural nas suas empresas seja um fator de competitividade e marco na produtividade.

É importante referir que as empresas de cariz multicultural sejam detentoras de eficazes e proativos sistemas de gestão com base em:
- Líderes com sensibilidade/capacidade de análise e mudança na gestão cultural dos seus recursos humanos;
- Sistema de integração com base em atividades de grupo para uma mais rápida e eficaz adaptação/integração dos colaboradores estrangeiros;
- Acompanhamento profissional;
- Formação ativa.

Ao longo dos últimos dois anos integro uma empresa de cariz internacional, de raízes holandesas situada na Europa Central onde a ideologia base assenta na diversidade cultural. Apesar de não ser possível validar em termos científicos uma possível correlação entre a diversidade cultural e os resultados finais das empresas, é de realçar e enaltecer o fator diversidade como um fator de sucesso na resolução de tarefas/desafios profissionais e mais-valia na produtividade da empresa em questão bem como, em termos competitivos.

Ricardo Flores
Record to Report Accountant
Heineken Global Shared Services - Cracow