07 dezembro, 2017

Programa Interface: Capacitar a Indústria Portuguesa


O Programa Interface tem como objetivo a valorização dos produtos portugueses através do aumento da produtividade, da criação de valor e da incorporação de tecnologia nos processos produtivos das empresas nacionais. As iniciativas no âmbito do Programa INTERFACE pretendem acelerar a transferência de tecnologia das universidades para as empresas, potenciar a certificação dos produtos e aumentar a competitividade da economia portuguesa e das empresas nos mercados nacional e internacional.

Os Centros Interface têm vindo a desempenhar um papel importante na articulação entre as instituições do sistema científico e as empresas em diversas áreas, incluindo processos de certificação, melhoria da qualidade, melhorias de eficiência na produção, apoio a atividades de inovação, acesso a tecnologias em desenvolvimento e formação de recursos humanos. Trata-se de um instrumento fundamental de difusão do conhecimento pelas empresas, dado que estas, na sua maioria, não estão dotadas dos meios necessários para aceder ao conhecimento. O Programa Interface surgiu em 2016 com o intuito de capacitar os Centros Interface para ultrapassarem o défice de financiamento e de recursos humanos que tem à sua disposição e, conferindo-lhes assim a capacidade de se concentrarem no desenvolvimento, valorização e transferência de novas tecnologias para as empresas.

Admitindo a necessidade de prever um sistema de reconhecimento que tenha uma natureza contínua e permanente, foi aprovado pelo despacho n.º 10252/2017 o procedimento geral de reconhecimento como Centro Interface. Note-se que este processo de reconhecimento é da responsabilidade da ANI - Agência Nacional de Inovação, que aferirá e avaliará a capacidade de cada entidade na relação com as condições de reconhecimento, podendo requerer ao candidato toda e qualquer documentação e informação que considere necessária para emitir uma decisão final. Adicionalmente, o Programa Interface, através da sua articulação com o Portugal 2020, disponibiliza novos e importantes concursos para cofinanciamento público, dirigidos especificamente a projetos de inovação, de investigação e desenvolvimento e de colaboração em rede. São disso exemplo os Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico que visam o estabelecimento de parcerias entre empresas, universidades e centros de investigação.

Os interessados poderão obter mais informações sobre o Programa em www.programainterface.pt.