15 março, 2018

Compromisso de Pagamento Pontual renovado em 2018


A pontualidade no pagamento a fornecedores contraria o estrangulamento da gestão empresarial e os reconhecidos obstáculos ao crescimento económico gerados por atrasos sistemáticos na liquidação de faturas, por parte de empresas públicas e privadas.

Em Portugal a maioria das empresas, públicas e privadas, ainda liquidam as suas faturas fora do prazo acordado. Os mais recentes dados da InformaDB sobre os comportamentos de pagamento no nosso país revelam que, em dezembro de 2017, 84% das organizações ainda eram incumpridoras a este nível (por outras palavras, apenas 16% pagaram dentro dos prazos).

Não obstante a tendência de evolução desta matéria começar a ser positiva (em junho do ano passado a média do atraso na liquidação era de 26,7 dias, e em Janeiro de 27,1 dias), a inexistência de uma cultura nacional de pagamento no prazo acordado aos fornecedores é ainda uma realidade em grande parte do tecido empresarial, quer se tratem de empresas privadas ou, especialmente, públicas.

Lançado em 2011 pela ACEGE - Associação Cristã de Empresários e Gestores, a iniciativa “Compromisso Pagamento Pontual” nasceu sob a premissa de acabar com o desconhecimento sobre os prazos de pagamento a fornecedores estipulados por lei, contrariando um ciclo vicioso com impactos negativos na economia portuguesa (incluindo falências e insolvências, aumento do desemprego e proliferação da concorrência desleal), através de um mecanismo de gestão ética e responsável nas finanças das empresas: o compromisso público de pagamento dentro dos prazos acordados.

Em 2018 foram 1.016 as organizações que decidiram integrar esta iniciativa, estando neste leque incluída a EDIT VALUE Consultoria Empresarial.