05 maio, 2018

Está a deixar escapar os talentos da sua organização?



Vive-se numa época em que a concorrência é fugaz, muitas vezes desleal, pois todas as organizações e pessoas querem o mesmo: desenvolver e crescer. A busca pelo objetivo é enorme. As organizações recrutam, as pessoas saem das organizações em busca de mais e melhor. É nesse sentido, que é muito importante as organizações manterem os seus talentos, ajudar à sua própria motivação, envolvê-los.

Gerir talento deve estar “na ordem do dia” de todas as organizações. Não se pode usar mais a velha máxima “não há pessoas insubstituíveis”, as organizações precisam de talento, é factual e se há talento dentro de portas, não se pode deixar escapar. O mais difícil não é recrutar esse talento, é mantê-lo. É preciso que as organizações não sejam atraentes apenas no momento de recrutar, é sobretudo importante que as organizações se mantenham atraentes para aqueles que fazem com que o barco avance, para que esses não decidam “abandonar o barco” a meio da viagem.

Gerir pessoas, gerir talentos, é cada vez mais uma tarefa complexa, desafiadora e de uma enorme responsabilidade. A gestão de Recursos Humanos tem que ser uma das principais preocupações dentro das nossas organizações. É com e através do capital humano que as organizações crescem. Se houver consciência do verdadeiro papel dos colaboradores, o sucesso aparece.

Não esqueçamos que as pessoas dedicam grande parte do seu dia-a-dia (ou até mesmo, grande parte da sua vida) à atividade laboral. Passam 8 horas por dia, cerca de 176 horas por mês nas organizações e é melhor nem fazer a conta por ano. Já refletiu sobre as horas que os colaboradores passam nas organizações? Então já percebeu que, para reter o talento, é indispensável dar importância à qualidade de vida no trabalho.

A gestão de recursos humanos, não pode, nos dias que correm, tratar os colaboradores como mero recurso produtivo. Precisam sim, tratá-los como impulsionadores da organização. Se as pessoas, dentro das organizações, se sentirem parceiros de negócio, o investimento destas é muito superior - investimento de esforço, dedicação, comprometimento.

E a sua organização, vai deixar que o seu talento fuja?

Marlene Santos
Consultora-Formadora