17 maio, 2018

Fundo para a Inovação Social com candidaturas abertas!


O FIS - Fundo para a Inovação Social possui um fundo autónomo, que tem um capital de 55 milhões de euros. Este Fundo é financiado no âmbito os FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, e vai financiar projetos de inovação e empreendedorismo social, desenvolvidos por PME - Pequenas e Médias Empresas E entidades da economia social. Os apoios podem ser dados através de investimentos de capital e quase capital ou de instrumentos para facilitar o acesso ao crédito.

Os investimentos de capital e de quase capital são mais direcionados para PMEs com projetos na área da inovação e empreendedorismo social. Correspondem à compra de uma parte de uma empresa por investidores. Os investimentos de quase capital são a forma de uma empresa se financiar recebendo dinheiro em troca do pagamento futuro de um retorno baseado nos seus lucros ou prejuízos. Quando os investimentos forem de capital ou de quase capital, o fundo investe em PMEs em conjunto com outros investidores de capital, adquirindo participações nessas empresas.

Os instrumentos para facilitar o acesso ao crédito, permite o acesso ao crédito bancário em condições que permitam implementar novas iniciativas de inovação e empreendedorismo social. Pode ser pedido por PMEs ou entidades da economia social e pode ser concedido através de: prestação de garantias e contragarantias públicas; mecanismos de cofinanciamento de linhas de crédito específicas de instituições de crédito e sociedades financeiras e criação de linhas de crédito especiais com condições especiais e mais favoráveis. 

Os interessados poderão realizar a candidatura em www.inovacaosocial.portugal2020.pt.